ANA BATISTA - 25 ANOS DE UMA TOUREIRA DE CLASSE

Ana Batista comemorou 25 anos de toureio. O PORTA DOS SUSTOS marcou presença na bonita festa e fez-lhe uma curta entrevista. Nota-se uma toureira madura e feliz com os pés assentes na terra e a saber claramente o que quer...






PS - O que foram para si estes 25 anos de toureio?
AB - Representam a minha vida. São 25 anos que tenho dedicado à minha profissão, dando tudo de mim, enfrentando em cada temporada novos reptos. Sou apaixonada pelo que faço!

PS - Quais foram os dois momentos mais difíceis destes 25 anos de toureio?
AB - As quedas que tenho sofrido estão entre os momentos mais difíceis. Porque é preciso recuperar fisicamente e encontrar motivação para, posteriormente, continuar a lutar pelas nossas metas. Por outro lado, o facto de ter recebido a notícia da morte do meu pai, quando estive a fazer campanha no México, também foi um momento duro e complicado de ultrapassar. Mas sei que ele continua ao meu lado.





PS - Qual foi o toiro mais difícil de dar a volta, destes 25 anos?
AB - Penso que o mais complicado, pelo menos foi o mais recente, tenha sido um toiro de Coimbra que me tocou em sorte o ano passado em Samora Correia. Estava tudo assustado, porque o toiro revelou más ideias e teve muito perigo.

PS - Os anos durante os quais andou em Espanha, no quarteto de amazonas, influenciaram fortemente a sua carreira?
AB - Influenciaram muito, porque ganhei experiência e maturidade. Só na temporada de 1997 o Quarteto das Amazonas del Arte fez mais de 50 corridas, e como deve calcular, para mais em início de carreira, todas foram um desafio e com todas aprendi muito.

PS - Lembra-se do dia em que, ainda amadora, toureou em Vila Real de Santo António e a vaca partiu os 2 cornos?

AB - Lembro-me, frequentemente, de muitas das aventuras que vivi. Sobretudo, nesta temporada, em que estou a comemorar os 25 anos de toureio, há histórias que me têm vindo à memória…
PS - Como correu a campanha na Califórnia? Muitos portugueses a apoiá-la?
AB - Eu já tinha toureado na California, mas voltei a ser recebida pelos portugueses com muito carinho. A corrida encheu e teve muito ambiente. Felizmente acoplei-me aos cavalos e regressei satisfeita com a minha actuação. Há muitos bons aficionados na Califórnia.



PPF